Comédias adolescentes, animações, ficções científicas e até mesmo filmes de ação já buscaram inspirações nos muitos trabalhos do escritor.
Conheça alguns clássicos do cinema que são inspirados em peças de Shakespeare:
Ela é o Cara (She's The Man)
Baseada em: Noite de Reis
Na comédia original, a jovem Viola é separada de seu irmão gêmeo após um naufrágio e se disfarça como o Cesário. Ela passa a atuar como intermediária para um duque, por quem acaba se apaixonado, ao mesmo tempo em que a amante deste se apaixona por sua persona masculina. A versão cinematográfica manteve a confusão amorosa, mas ambientada em um colégio americano.
Baseada em: Hamlet
A maior parte da história e várias cenas-chave permanecem intactas, com a Dinamarca substituída pela savana africana e com animais no lugar de pessoas. O final é bem diferente e os números musicais também não existiam, mas o resto está tudo lá.
Baseada em: Romeu & Julieta
Troque a Itália por Nova York, substitua as famílias ricas por duas gangues rivais, adicione alguns números musicais e você tem a receita de um grande sucesso. É raro a adaptação de uma história com séculos de existência se tornar tão famosa quanto o material original, mas Amor, Sublime Amor chegou perto. O amor proibido de Romeu e Julieta ganhou novos elementos como questões raciais, imigração e conflito de classes, tornando este um dos grandes clássicos do cinema.
Baseada em: Henrique IV e Henrique V
Estrelado por River Phoenix e Keanu Reeves, o filme do diretor Gus Van Sant acompanha a vida de dois garotos de programa na Portland dos anos 1990. As referências shakespearianas estão bem diluídas no filme, mas alguns dos diálogos são retirados diretamente das obras originais.
Baseada em: A Tempestade
Os elementos sobrenaturais da peça são substituídos por forças alienígenas nesta versão sci-fi. Em vez de uma ilha isolada, os personagens estão presos em um planeta alienígena, mas sem perder os principais temas do original. Este clássico do cinema serviu de referência para todos os outros filmes do gênero que vieram depois.
Baseada em: Romeu & Julieta
A briga familiar dá lugar a uma briga racial, enquanto as lutas de espadas dão lugar a armas e artes marciais. Jet Li vive o Romeu que se apaixona pela filha do líder de uma gangue rival.
Baseada em: Rei Lear
O diretor Akira Kurosawa não mediu esforços na sua versão de uma das grandes tragédias da língua inglesa. Em 1985, ano do lançamento, foi considerado o filme japonês mais caro já produzido. O longa adiciona elementos ocidentais à trama e amplia o impacto das decisões do rei, mas sem se afastar dos temas centrais da peça.
Baseada em: Othello
A história de manipulação, ciúme e assassinato sai de Veneza e é ambientada em um colégio americano. O filme é bem fiel à peça, atualizando os nomes dos personagens para versão mais atuais – Iago vira Hugo e Othello, Odin - sem deixar de lado a questão racial e o final trágico.
Baseada em: Sonho de uma Noite de Verão
Berke (Ben Foster), um popular jogador de basquete, acaba de levar um for a da sua namorada. Na tentativa de reconquistá-la, se inscreve para trabalhar na peça da escola, uma versão musical de Sonho de uma Noite de Verão, mas acaba se envolvendo com Kelly (Kirsten Dunst), a irmã de seu melhor amigo.
Baseada em: A Megera Domada
A jovem Bianca (Larisa Oleynik) está procurando alguém que esteja disposto a leva-lá à festa de sua formatura, mas seu pai só permitirá que ela vá se sua irmã mais velha e rabugenta, Kat (Julia Stiles), for também. A única solução é contratar um pretendente. O filme é uma das adaptações mais fiéis ao trabalho de Shakespeare e ainda revelou dois grandes atores: Heath Ledger e Joseph Gordon-Levitt.
Fonte: 1
0 comentários:
Postar um comentário