terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Top 10 Trilhas sonoras originais do cinema



A música é um elemento essencial em todos os filmes. Quando bem aproveitada, ela ajuda a criar a atmosfera perfeita para a cena, seja de um romance, uma viagem no espaço, ou uma cena de ação. Em alguns casos, a trilha certa pode garantir que uma imagem se torne icônica, um exemplo clássico é a cena do banheiro em Psicose.

Montamos uma seleção com as melhores trilhas sonoras originais do cinema. Aquelas músicas que foram compostas especialmente para um filme e funcionam tão perfeitamente que um não existe sem o outro.

Conheças as trilhas mais marcantes do cinema:

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Yann Tiersen)

Este filme francês tem uma trilha sonora que é singular. Seu toque francês e instrumentação estão longe de serem clichê. Usando uma variedade de instrumentos de acordeão ao piano a trilha abrange todo o charme do filme.



Quem Quer Ser Um Milionário (A.R. Rahman)

Esta trilha é completamente diferente de todas as outras nesta lista. O trabalho de Rahman, vencedor do Globo de Ouro de 2009, é uma trilha jovem que funde hip-hop com músicas típicas dos filmes de Bollywood em uma obra prima moderna e otimista.



Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (Hans Zimmer and James Newton Howard)

De um dos maiores filmes de super-heróis de todos os tempos, vem a maior trilha sonora de filme de super-heróis de todos os tempos. O trabalho de Hans Zimmer e James Newton Howard em O Cavaleiro das Trevas Ressurge é obra-prima tensa, épica e ameaçadora. E, como no próprio filme, o Coringa rouba a cena dando o tom caótico das músicas.



Tron: O Legado (Daft Punk)

Acostumados ao grande público, o Daft Punk não seria uma escolha óbvia para comandar a trilha de um filme. Mas, em Tron, a dupla de DJs franceses criou um trabalho inovador misturando os elementos da sua carreira de sucesso com emoções mais sutis. Este é um trabalho inovador que não é facil de ser encontrado.



O Tigre e o Dragão (Tan Dun)


Vencedora do Oscar de Melhor Trilha Original de 2000, esta trilha mistura com perfeição temas orientais com temas ocidentais de forma simples, quase minimalista. As músicas são excelentes e ajudam a criar e enfatizar a atmosfera de cada cena.



Senhor dos Anéis (Howard Shore)


Howard Shore é um nome de peso quando se trata de trilhas sonoras, ele compôs as ótimas trilhas de Silêncio dos Inocentes, Se7en, Aviador, entre outras. Para a trilogia, escreveu horas e horas de sinfonias, que foram recompensadas com dois Oscars de Melhor Trilha Sonora Original, em 2002 e 2004. As músicas apresentam sons clássicos de instrumentos de sopro e percussão, que são o acompanhamento perfeito para a história dramática de hobbits salvando a Terra Média do Senhor das Trevas Sauron.



Psycho (Bernard Hermann)


A trilha de terror mais marcante da história do cinema. Hermann usou técnicas que continuam sendo exploradas até hoje. As seções de cordas trazem o público para dentro do mundo de Hitchcock e fizeram com que a cena do chuveiro entresse para a historia do cinema.



O Poderoso Chefão (Nino Rota)


Esta trilha é um complemento perfeito para o conto melancólico de ganância, violência e da perda de inocência. O solo inconfundível que abre o filme diz ao espectador tudo o que precisa saber sobre a história que vem a seguir. As notas doces e ameaçadoras são um pressagio para a profundidade psicológica e complexidade da família mafiosa de Coppola.



Era uma Vez no Oeste (Ennio Morricone)

As músicas de Morricone são únicas, pois são capazes de contar a historia do filme tão bem quanto as imagens. A trilha foi composta antes que o filme começasse a ser gravado para que os atores pudessem ouvi-la enquanto gravavam as cenas. Cada música se encaixa perfeitamente com os personagens transformando este faroeste em uma grande opera.



Star Wars (John Williams)

Você não precisa ser fã da saga de Luke Skywalker para reconhecer a sua trilha sonora, ela já aparece em muitos filmes e programas de TV. Mesmo sendo uma historia que se passa numa galáxia muito, muito distante a música se inspira em composições românticas do século XIX para aproximar o público da trama. A trilha de Williams para Superman – O Filme (1978) também vale uma escutada.



Fonte: 1

Postagens Relacionadas:

←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Hmm... se "Apenas uma Vez" (Once) ficou de fora... tem algo errado.

    ResponderExcluir