terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Top 10 Filmes de Super Heróis que fracassaram



10. Superman, O Retorno (2006)

Apesar de ser o principal personagem da DC Comics, o indestrutível Superman raramente foi tão popular quanto o escuro e coadjuvante Batman. Se por um lado os filmes de Christopher Reeve dos anos 70 são justamente considerados clássicos (bem, exceto aquele com o cara radioativo), por outro eles já haviam sidos superados pelos filmes do homem morcego com Michael Keaton e Christian Bale há muito tempo. Superman, O Retorno fez o seu melhor para recuperar o Superman dos anos 70, mesmo insistindo em lançar um ator, relativamente, desconhecido para o papel principal, da mesma forma como foi com Reeve. Quando o ator e modelo Brandon Routh foi escolhido, acreditava-se que era devido à sua estranha semelhança com o falecido ator que poderia dar certo. E a Warner ainda apostou na nostalgia ao colocar Marlon Brandon como um “virtual” pai de Superman, Jor-El (embora em forma de cristal). No final essa fórmula de tentar viver do Superman passado não funcionou e a bilheteria ficou aquém do que era esperado.

9. Lanterna Verde (2011)

Um filme sobre o super vigia cósmico Lanterna Verde nunca poderia ter o mesmo built-in de fãs como outro um filme do Batman, então quando Warner Bros. comprou os direitos para o filme eles esperavam que o cineasta cult Kevin Smith estaria à altura do desafio. Smith recusou o projeto, sentindo que seria mais adequado para outros escritores, mas ele não poderia estar mais errado sobre isso. “Lanterna Verde” foi um novela de dez anos com vários roteiros arrastados. O script que Warner acabou utilizando foi mais ou menos baseado na contribuição de Denny O’Neill e Geoff Johns e estrelado pelo galã (mela cueca) Ryan Reynolds. O resultado foi um filme tanto comercialmente quanto criticamente fraco.

8. Capitão América (1992)

Hoje, o Capitão América é praticamente baseado no atual personagem da Ultimate Marvel, mas a encarnação de 92 aconteceu depois que a Marvel se deu conta de quanto dinheiro a DC fez em 1989 com “Batman”. Foi então que Menachem Golan (o “cara” dos blockbusters da época) foi convidado para fazer um filme do super-herói. Golan então chamou o infame diretor Albert Pyun (descrito por alguns como o “Ed Wood dos anos oitenta”) para filmar um roteiro com um descongelado Steve Rogers defendendo um presidente ambientalista da máfia, um complexo militar-industrial e o Caveira Vermelha (que, por alguma razão, era italiano). Pyun entregou o filme em 1990, quando ele foi originalmente destinado a ser lançado como parte do aniversário de 50 anos da Cappy, mas a data de lançamento ficou para trás e, vergonhosamente foi lançado em VHS em 1992. O filme recebeu críticas negativas de todas as mídias, mas não foi a primeira vez que um filme do Capitão América passou esse vexame.

7. Capitão América (1979)

Basta olhar para esse capacete. A CBS e a Marvel estavam muito ligadas durante os anos 70, mas no final da década, “Mulher Maravilha” estava chegando ao fim e “O Incrível Hulk” era tudo o que restava em termos de quadrinhos de super-heróis de ação. Assim, a bola da vez era um filme de TV Capitão América … só não saiu como o esperado. Por alguma razão (provavelmente drogas), o personagem clássico foi deixado de lado e o novo Steve Rogers era um hippie como um ex-fuzileiro naval vivendo sua liberdade em uma van e arranhava uma versão de super-herói onde seu pai era um agente do governo assassinado. Esta versão bizarra de Steve Rogers (interpretado pelo ex-quarterback Reb Brown, mais tarde, a estrela de clássicos cult como ” Yor”, “O Caçador do Futuro” e “Mutiny Space”) logo fica presa na trama envolvendo o crime com seu pai e seu passado com experimentos em super esteróides (já pensou isso nos dias de hoje?). Aí então ele ganha uma motocicleta com uma asa-delta, um escudo plástico pateta, e um capacete verdadeiramente humilhante. Na época, esses filmes foram recebidos positivamente, porque praticamente tudo em 1979 já era um lixo mudo, mas hoje é impossível não notar a produção incrivelmente barata.

6. Quarteto Fantástico (1994, sem lançamento)

Tecnicamente , o “Quarteto Fantástico” de 1994 não foi um fracasso já que nunca houve um lançamento oficial, mas a história de sua produção (e do próprio filme) é muito bizarra para não mencionar. Em 1986, o produtor alemão Bernd Eichinger comprou os direitos para um filme do Quarteto Fantástico da Marvel por um valor ridiculamente barato, por 7 anos. No fim desse tempo ele pediu uma extensão contratual que foi justificadamente recusada. Ele queria manter os direitos e sem essa extensão Eichinger só poderia continuar com os direitos se produzisse um filme sobre o grupo. Resumindo, pelo pouco tempo que tinha ele conseguiu jogar 1 milhão do orçamento no lixo. Com atores nunca antes vistos e efeitos especiais bem piores que os vistos em Power Rangers. O executivo da Marvel e produtor de filmes Avi Arad pessoalmente comprou todas as filmagens oficiais de FF94 apenas para destruí-la, mas foi tarde demais e atualmente o filme está disponível na íntegra no YouTube (não perca seu tempo assistindo).

5. Aço (1997)

O engenheiro de armas John Henry “Steel” Irons é um dos mais proeminentes (se não o mais proeminente) super-herói Africano-Americano no Universo DC, mesmo ficando como o “Homem de Aço” logo após a “morte” do Superman em 1993. Lendário produtor musical Quincy Jones era um grande fã do personagem e decidiu produzir um filme, financiando a quantia de $16 milhões e trazendo o veterano roteirista Kenneth Johnson. Johnson havia se desinteressado em fazer um filme de super-herói, e só veio depois que Jones descreveu Aço como “um nã” super-herói, porque ele não voava ou qualquer coisa assim… no entanto, todos sabemos que Aço pode voar, ele voa todo o maldito tempo, mas Johnson e o co-produtor Joel Simon decidiram reformular o personagem como um “Batman azul”, retirando a capa, ajustando algumas de suas habilidades de alta tecnologia, e talvez, o pior de tudo, colocando Shaquille O’Neal como o gênio científico do combate ao crime. As filmagens com Shaq foram complicada por conta de sua agenda no basquete e suas estranhas e enigmáticas expressões durante as cenas de ação realmente não ajudaram a vender o personagem. “Aço” recuperou um pouco mais de $1.7 milhões de dólares de seu orçamento de US$16 milhões.

4. Judge Dredd (1995)

A escolha de Silvester Stallone como o clássico herói britânico de histórias em quadrinhos Juiz Dredd foi quase perfeita, pois ambos são musculosos. E pra ser ainda mais promissor, o filme foi dirigido pelo veterano fã do Juíz Dredd, Danny Cannon, e o projeto visual foi implacavelmente fiel ao visual dos quadrinhos – indo tão longe a ponto de contratar Gianni Versace para reproduzir com precisão os uniformes do juiz. Então o que aconteceu? Bem, a complicada mistura da sátira britânica nos quadrinhos com cultura pop e violência gráfica acabou traduzindo-se em um filme sci-fi de ação normal com todos os tipos de piadas. No final, porém, é difícil ignorar o grande e suado elefante italiano Stallone alternando entre resmungadas e gritos de 120 decibéis com “Eu sou a lei!”. E o fato de Stallone passar a maior parte do filme sem o capacete icônico do Juíz Dredd, foi, para muitos fãs, imperdoável.

3. Mulher Gato (2004)

Para um filme onde todos esperavam algo mais do que Halle Berry vestindo um sutiã de couro e fazendo algumas piruetas, “Mulher Gato” consegue ser uma incrível decepção. Estranhamente, “Mulher Gato” acontece em um mundo onde Batman não existe, e é difícil imaginar uma mulher louca se vestindo um gato sem um homem louco vestindo-se como um morcego como inspiração. A trama se baseia na artista “Patience Phillips”, que descobre que seu creme de pele vai transformá-la em uma múmia ou uma estátua. Ela é trazida de volta à vida por uma gata malhada representando a deusa gata egípcia Bast, concedendo-lhe os poderes felinos acima da média com proezas de artes marciais e uma roupa de idiota. O clímax da cena de ação é uma batalha entre a Mulher-Gato e a vilã e CEO Sharon Stone. Uma luta coreografada entre dois símbolos sexuais de Hollywood que consegue ser tão excitante e erótica como um documentário sobre pinguins.

2. The Spirit (2008)

“The Spirit” era, basicamente, uma sequência “espiritual” para o fabuloso “Sin City” de Frank Miller e Robert Rodriguez mas a falta de experiência de Rodriguez como diretor e o apelo melodramático do filme beirando a insanidade transformaram um potencial blockbuster numa coisa bizarra. Samuel L. Jackson era o vilão e se vestia como uma criança nazista. Tudo isso foi filmado num clima noir no estilo Sin City exceto com poucas tomadas em cores limitadas que só faziam com que você estivesse realmente querendo assistir Sin City ao invés do filme. Felizmente (ou infelizmente), “The Spirit” fracassou tão dolorosamente na bilheteria que destruiu completamente os sonhos de Miller de produzir uma série sobre filmes de super-heróis.

1. BATMAN & ROBIN (1997)

Para fechar nossa lista de filmes estúpidos, hilários, e bizarros de super heróis seria justo colocar o “Batman & Robin” de Joel Schumacher como o pior filme de super herói da história? Considerando que virtualmente todas as listas deste tipo – até mesmo listas genéricas sobre filmes que não são de super heróis – quase sempre colocam “Batman & Robin” no TOP 5, a resposta é sim. Você já assistiu “Batman & Robin”?!
Aqui estão alguns highlights: peitorais de plástico com munições pesadas e bat mamilos, Arnold Schwarzenegger no papel do Dr. Victor Fries (Sr. Gelo) gritando “ice to see you” (um trocadilho terrível para “Nice to see to you” ou “bom te ver, em português), o vilão Bane, que nas histórias em quadrinhos é uma perversa mente do crime, aqui era representado por um monstro imbecil que ficava grunhindo pior que o Hulk. George Clooney apenas rumou para algo que parece só ter sido feito para vender brinquedos.
“Batman & Robin” é o único filme no mundo que fez as pessoas odiarem mamilos. Assim nós encerramos nossa lista.

Postagens Relacionadas:

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário