O cinema nacional vai fechar 2013 com 115 filmes
lançados. É um número a que não se chega desde a chamada retomada, há
duas décadas - a média em geral fica em 80 títulos anuais. O resultado
se credita não só a blockbusters, como Minha Mãe é Uma Peça (com 4,5
milhões de espectadores) e Vai Que Dá Certo (2,7 milhões), mas também
aos chamados filmes médios, com público entre 100 mil e 500 mil pessoas,
caso de A Busca (351 mil) e Cine Holliúdy (450 mil).
A porção do mercado alcançada pelas produções brasileiras está em
18,8%, quando no mesmo período de 2012 era de 8%(o ano acabou fechando
em com 10,6% de market share). A renda superou R$ 240 milhões, ou seja,
mais do que dobrou em relação ao ano passado, computada em R$ 100
milhões.
"É um ano de consolidação do cinema brasileiro. Caso não aconteça nada
de grave, esse cenário tende a permanecer e mesmo crescer", analisa
Paulo Sérgio Almeida, diretor do Filme B, portal especializado no
mercado de cinema no Brasil, que compilou os dados.
Dos oito longas nacionais mais vistos do ano, cinco são comédias -
encabeçadas por De Pernas Pro Ar 2, que estreou em dezembro de 2012 e
foi assistida por 4,7 milhões de pessoas.
A forte presença dos novos nomes do humor, como Paulo Gustavo, Fábio
Porchat, Gregório Duvivier e Bruno Mazzeo, nas telas da TV e do
computador e também nos teatros, indicam que ainda há sucessos por vir.
"Não acho que 2013 seja um ano atípico. O ingresso da classe C foi
determinante. O público está cada vez mais receptivo ao cinema
brasileiro, em especial às comédias. Mas acho que daqui a pouco isso
acaba, porque é algo muito limitado. Cinema é muito mais do que comédia,
no mundo todo a comédia é só mais um gênero", analisa Antonio Carlos
Fontoura.
Diretor de Faroeste Caboclo, Fontoura furou o bloco do riso e chegou em
sexto lugar no ranking, com 1,5 milhão de ingressos vendidos, atrás de
Somos Tão Jovens (1,7 milhão). Ele mesmo trabalha no momento numa
comédia: está começando a captar para Radical Chic, versão
cinematográfica do personagem de Miguel Paiva.
Em atividade há quase 50 anos, o diretor não tem uma bilheteria tão
expressiva desde os anos 60/70, quando lançou Copacabana Me Engana
(1968) e A Rainha Diaba (1974). "Agora o mercado é muito mais difícil.
Eu estreei com 400 cópias junto com o Homem de Ferro 3, que tinha mil."
Paulo Sérgio Almeida destaca o papel importante dos filmes médios nesse
bom momento. "Foram 15 filmes médios nesse ano; em 2012, não tivemos
isso. Não estamos mais naqueles extremos: ou blockbuster, ou filme de
público muito reduzido. O cinema brasileiro se aproxima de uma fase de
pré-indústria, ou seja, começa a se olhar a longo prazo.
Glauber dizia que filme bom é aquele que tem data marcada para estrear.
Para 2014 já existem 35 filmes com data, o que significa que há
interesse dos distribuidores e exibidores."
Para Roberto Santucci Filho, mirar no filme médio é estratégico.
Diretor de De Pernas pro Ar 2, ele lançou em junho Odeio o Dia dos
Namorados, que levou 460 mil pessoas aos cinemas. "O arrasa-quarteirão
nos dá moral diante dos filmes americanos, mas eu quero fazer o filme
médio também.
Esses resultados trazem muito otimismo para continuar
fazendo cinema brasileiro como um todo, e não só comédia", diz Santucci,
que em 2012 chegou ao primeiro lugar nas bilheterias nacionais com Até
Que a Sorte Nos Separe, que fez 3,3 milhões de pagantes.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
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» Cinema brasileiro tem recorde de estreias
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