terça-feira, 1 de outubro de 2013

Filmes inspirados pelos mistérios do fundo do mar



20 mil Léguas Submarinas

Uma das maiores obras da humanidade, 20 Mil Léguas Submarinas é um marco na carreira do genial Júlio Verne. Francês nascido em Nantes, o escritor se inspirou nos mistérios envolvidos com o fundo do mar neste livro. O personagem principal, capitão Nemo, e sua tripulação do Nautilus, vivem longe da terra e da humanidade, dedicando a vida a descobrir criaturas e seres submarinos. Suprimentos, energia e toda e qualquer matéria prima necessária para a sobrevivência deles é vinda do mar. Do fundo do mar.

Nos cinemas, 20 Mil Léguas inspirou inúmeros filmes, tendo como um dos mais marcantes o clássico de 1905, de George Méliès. Há também uma versão de 1954, conhecida pelos efeitos especiais revolucionários à época. Uma nova versão deve ser filmada pela Disney com David Fincher na direção - as filmagens estão previstas para 2014.

Procurando Nemo

O fundo do mar não só inspira os personagem e a trama de Procurando Nemo, mas também serve como um de seus principais trunfos. No fim das contas, o oceano é uma das maiores preocupações do longa da Disney, que não se furta de mostrar a importância deste gigante azul para a evolução da humanidade - a poluição, as mudanças de corrente e toda variação na cadeia alimentar são comentadas de forma sutil mas eficaz.

Além desses temas, o relacionamento familiar e de amizade entre os personagens dão ao cenário uma característica mais amigável e diversificada do que o normal. Nemo, Marlin, Dory e Cia foram nomes que marcaram a última década da Pixar, que planeja a sequência, Procurando Dory, para 2015.

Waterworld - O Segredo das Águas

Se por um lado Waterworld - O Segredo das Águas ficou conhecido como um dos maiores fracassos do cinema, por outro ele foi uma das produções mais ousadas da história. Protagonizado por Kevin Costner e dirigido por Kevin Reynolds, mesma dupla de Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões, o filme não se inspira no oceano - o filme é sobre o oceano.

No século 31, as calotas polares derreteram e a humanidade vive em um mundo de água, onde as pessoas se adaptaram fisicamente ao ambiente - guelras e membranas nos membros são comuns. Para conseguir transpôr a imensidão azul para as telas, a produção construiu os maiores cenários vistos até ali em Hollywood. Àquela época, o longa era o filme mais caro da história, custando US$ 175 milhões.

A Vida Marinha de Steve Zissou

Nem só de mega-produções sobrevive o fundo do mar no cinema. Wes Anderson, um dos diretores mais autorais e aclamados da atualidade, buscou inspiração no oceano para contar a história de Steve Zissou, um cineasta que está em busca do tubarão-jaguar. Anderson usa o oceano como pano de fundo para uma trama que discute a vida do próprio Zissou - assim como a própria carreira do diretor.

O humor nonsense e as montagens surrealistas de Anderson se aproveitam de forma completa do fundo do mar, seus animais e visual deslumbrantes. A mistura de cores, stop-motion e uma trilha sonora incrível fazem deste um dos melhores filmes já "feitos" em alto mar.

O Segredo do Abismo

James Cameron não é sinônimo de sucesso por acaso. Desde O Exterminador do Futuro, o diretor mostrou aptidão pelo impossível, pelo improvável. E entre suas obsessões está o oceano e os mistérios que ele guarda. Em O Segredo do Abismo, de 1989, Cameron conta a história de uma tripulação submarina em busca de um naufrágio americano - o filme se desenrola, entre outros assuntos, para uma trama sobre viagem no tempo, humanidade e extraterrestres.

O longa, além disso, mostra o fascínio do cineasta com mar aberto, onde toda a filmagem foi feita. Cameron, conhecido por seu detalhismo, obrigou à produtora que tudo fosse feito realmente debaixo d'água - algo que acabou dando uma credibilidade sem parâmetros ao filme. A obsessão do diretor não parou por aí: ele também fez um documentário sobre explorações submarinas e vai filmar os próximos Avatar com uma nova tecnologia adaptada à câmeras submersas.

Postagens Relacionadas:

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário