Hoje, para a alegria de muitos escolhe eu, escolhe eu vai ao ar o episódio 1 da sétima temporada do grande sucesso mundial The Big Bang Theory. Para quem não conhece (OMG, existe?), o seriado conta a história de um físico teórico (Sheldon Cooper) e um físico experimental (Leonard Hofstadter), que moram do outro lado do corredor de uma atraente garçonete loira com aspirações para show-biz (Penny). A “nerdeza” e o intelecto puro de Leonard e Sheldon são comicamente contrastados com as habilidades sociais e o bom-senso de Penny. O grupo é formado ainda por Howard Wolowitz e Rajesh Koothrappali, dois amigos igualmente nerds e ainda Bernadette Rostenkowski-Wolowitz (que se tornou esposa do Howard) e Amy Farrah Fowler (namorada, sim, namorada do Sheldon).
Com toda essa felicidade do novo episódio depois de 6 meses na seca, nós queridos e amados do Operários da Web reunimos aqui 10 curiosidades científicas que aprendemos com os nerds de TBBT apenas na primeira e segunda temporada (imagina nas outras!)
1) A Equação de Drake - The Hofstadter Isotope – Temporada 2
No episódio em questão, Wolowitz usa o método de Drake para calcular o número de mulheres solteiras disponíveis em Los Angeles. A Equação de Drake é utilizada para definir o número de civilizações em nossa galáxia que poderíamos estabelecer comunicação.
2) A Blitzkrieg - The Pancake Better Anomaly – Temporada 1
Blitzkrieg é uma tática de guerra relâmpago criada pelos germânicos na Segunda Guerra. Nesse episódio Sheldon relata para Penny que está se sentindo uma vítima de uma Blitzkrieg, e na guerra em questão o e seu intestino estaria fazendo o papel da antiga Tchecoslováquia.
3) Manobra de Heimlich - The Codpiece Topology – Temporada 2
Manobra de Heimlich é um procedimento de 1974, que servia basicamente como meio de desobstruir as vias aéreas de alguém que estivesse sofrendo engasgamento. Em The Codpiece Topology, Sheldon fala para Penny que não vai sozinho ao cinema, pois caso ele venha a se engasgar com a pipoca, não existirá ninguém para realizar a manobra de Heimlich .
4) As propriedades da matéria - The Barbarian Sublimation – Temporada 2
Penny entra desavisada no apartamento de Sheldon e vê os amigos rodeando um aparelho de som e observando cuidadosamente o comportamento do amido de milho misturado com água, que torna-se sólido instantaneamente assim que se choca com as ondas sonoras.
5) Nanotubos de carbono - The Jerusalem Duality – Temporada 1
São inúmeras as vantagens do uso dos nanotubos de carbono em substituição ao Titânio. Desiludido por ter suas teorias desacreditadas por um adolescente coreano, Sheldon resolve conhecer o trabalho de seus colegas. No laboratório de Wolowitz ele faz tal contestação.
6) Tecnologia RFID - The Terminator Decoupling – Temporada 2
A tecnologia RFID é capaz de utilizar frequência de rádio para se comunicar, e é tida por especialistas como o “código de barras do futuro”. Quando Leonard, Raj, Sheldon e Howard vão para a cidade de São Francisco, Leonard percebe que Sheldon está catalogando toda a sua bagagem com etiquetas RFID .
7) O princípio da incerteza de Heisenberg - The Monopolar Expedition – Temporada 1
O princípio da incerteza de Heisenberg criado em 1927 impõe restrições à precisão com que se podem efetuar medidas simultâneas. No episódio “The Monopolar Expedition”, Sheldon diz que se sente igual uma partícula de Heisenberg , pois sabe onde está e qual sua velocidade, mas não consegue saber as duas coisas ao mesmo tempo.
8) Sulfato de Bário - The Vartabedian Conundrum – Temporada 2
Em um dos episódios da segunda temporada, Sheldon (que é extremamente cuidadoso com sua própria saúde), nos ensina que o Sulfato de Bário é um dos reagentes mais utilizados para realizar contraste em exames no intestino.
9) Morango não é fruta - The White Asparagus Triangulation – Temporada 2
Nos meados do episódio, Sheldon Cooper pergunta à Stephanie (namorada de Leonard), qual a sua fruta preferida. Quando a garota responde “morango”, Sheldon rapidamente explica que o morango não é uma fruta, e sim um pseudofruto pertencente à família das flores.
10) O Grande Colisor de Hádrons - The Pork Chop Inderteminacy – Temporada 1
O Grande Colisor de Hádrons (LHC) é o famoso equipamento que ajudou a comprovar a existência do Bóson de Higgs, e quando o episódio foi ao ar ele ainda não havia entrado em operação. No episódio “The Pork Chop Inderteminacy”, Leornard desabafa para Raj dizendo que assim como muitos cientistas, ele também tinha medo de que o Colisor de Hádrons criasse um buraco negro que acabaria engolindo a Terra.
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
Inicio »
» 10 curiosidades científicas que aprendemos com The Big Bang Theory
0 comentários:
Postar um comentário