quarta-feira, 1 de junho de 2016

Conheça o movimento francês “Cinéma du Look” em 10 filmes



Cinéma du look é mais um movimento do cinema francês, assim como a Nouvelle Vague, a diferença é que esse estilo apareceu “recentemente”, se tratando basicamente da década de 80, enquanto filmes na Nouvelle Vague vêm desde os anos 50.

O movimento foi analisado pela primeira vez em 1989, na revista La Revue du Cinéma edição 448, pelo crítico francês Raphaël Bassan. Aqui, ele classificava Luc Besson, Jean-Jacques Beineix e Leos Carax como diretores do “le look”. Nesse estilo de filmes, os diretores prezavam mais pelo visual do que pela narrativa em si, davam um foco maior ao espetáculo do que à substância.
Além disso, outra característica é a questão da preocupação e obsessão com a juventude e, ao mesmo tempo, a luta para ser jovem.

Separamos 10 filmes que retratam inteiramente esse movimento que é bastante desconhecido aqui no Brasil. Confira e debata com a gente nos comentários.

Diva – Paixão Perigosa (1981) | Jean-Jacques Beineix

Diva Paixao Perigosa 
 Jules, um jovem carteiro apaixonado por ópera, está particularmente fascinado pela voz de uma diva, que apresenta-se raramente e não permite que seus cantos sejam gravados. Levado por sua obsessão, ele faz uma gravação pirata durante um de seus espetáculos, tornando-se alvo de perigosos pirateiros.

Boy Meets Girl (1984) | Leos Carax

Boy Meets Girl 
 A relação de um aspirante a cineasta (Denis Lavant), que acaba de ser deixado por sua amante, e uma jovem com tendências suicidas (Mireille Perrier), que enfrenta o fim de seu relacionamento.

Subway (1985) | Luc Besson

Subway 
Ao tentar trocar documentos roubados por dinheiro, Fred envolve-se numa grande enrascada quando passa a manter contato com Helena, a quem pertence os papéis e por quem acaba se apaixonando. No seu encalço estão um grupo de homens contratados pelo marido de Helena, um bem-sucedido homem de negócios, e a polícia do metrô de Paris. Para se esquivar dos problemas, encontra abrigo nos subterrâneos do metrô, onde se depara com a existência de uma cultura própria, cheia de excentricidades e cujos integrantes vivem à margem da sociedade.

Betty Blue (1986) | Jean-Jacques Beineix

Betty Blue 
 Zorg é um zelador que mora no sul da França, cuidando e consertando bangalôs. Ele vive uma vida simples e calma, trabalhando e escrevendo em seu tempo livre. Um dia Betty, uma jovem mulher dona de um temperamento imprevisível, entra em sua vida. Após uma briga com o chefe de Zorg, eles partem para Paris. Juntos, passam a trabalhar num restaurante de um amigo. Depois de ler alguns de seus manuscritos, Betty tenta convencer Zorg a publicar um de seus livros, mandando cópias para todos os editores da cidade. Mas a rejeição do trabalho, considerado como “lixo” faz ela ficar furiosa. De repente o temperamento selvagem de Betty começa a fugir do controle e Zorg vê a mulher que ele ama ficar louca.

Sangue Ruim (1986) | Leos Carax

Sangue Ruim 
 Paris, em um futuro próximo. Marc e Hans são dois ladrões que devem dinheiro a uma americana. Eles tem duas semanas para pagar. O plano é roubar e vender um novo antídoto para um vírus chamado STBO, que está matando aqueles que “fazem sexo sem amor “. Mas eles precisam de alguém que lhes entregue o vírus rapidamente e recrutam a Alex, filho de um antigo parceiro e reputado ladrão, porém recentemente assassinado.

Imensidão Azul (1988) | Luc Besson

Imensidao Azul 
O francês Jacques Mayol e o italiano Enzo Molinari competem para ver quem é o melhor mergulhador desde a infância, passada na Grécia, onde o pai de Jacques morreu afogado, traumatizando-o para sempre. Vinte anos depois, Jacques – agora um mergulhador a serviço de pesquisas científicas – é novamente desafiado por Enzo, e os dois disputam o título mundial em Taormina, Itália. Jacques vence e passa a viver com Joanna, uma jornalista americana. Enzo não aceita a derrota e força uma revanche.

Roselyne e os Leões (1989) | Jean-Jacques Beineix

Roselyne e os Leoes 
Rapaz troca os estudos pelo aprendizado de domador no zoológico de Marselha. Lá ele conhece a bela Roselyne, domadora apaixonada pelos leões e juntos vão viver o mundo do circo.

Nikita – Criada Para Matar (1990) | Luc Besson

Nikita Criada Para Matar 
Garota marginal é presa e condenada. Mas uma organização, uma espécie de polícia especial, decide dar-lhe uma última chance. Nikita é treinada e se torna uma agente secreta.

Os Amantes de Pont-Neuf (1991) | Leos Carax

Os Amantes de Pont-Neuf 
A história de amor entre dois jovens que vivem nas ruas, Alex e Michele, tendo como cenário a ponte mais antiga de Paris, a ponte Neuf, no período em que estava fechada para obras de reparação.

O Profissional (1994) | Luc Besson

O Profissional 
Um assassino profissional (Jean Reno) acaba tendo que cuidar de uma adolescente de 12 anos (Natalie Portman), cujos pais foram mortos. Relutante no começo, ele começa a ensiná-la seus métodos, criando uma conexão de pai e filha entre os dois.

Fonte: 1
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário