Mas quero deixar claro (e muito claro!) que eu sou fã número 1 do Pica-Pau. Assisti a todos os episódios e paro para assistir de novo quando ele está passando na TV. Só quis levantar essa questão que é sempre polêmica. Quando se tem ou não se tem a mensagem subliminar.
Esse artigo não é para defender o Bob Esponja. É apenas para mostrar que o Pica-Pau também entra na lista dos desenhos suspeitos.
Separei abaixo alguns momentos que provam que o Pica-Pau não é tão inocente quanto você pensa.
1. Como roubar gasolina
Neste episódio, do título acima, o Pica-pau ensina às crianças uma maneira de furtar gasolina, e em dado momento ele vê uma placa que diz: “(…) Essa viagem é realmente necessária?” ao que ele responde: “-Claro que é necessária, EU SOU UM DIABO NECESSÁRIO!”. Neste momento seu semblante muda(conforme figura) e ele passa a se parecer com um demônio. Tudo isto só neste episódio!
![Como Roubar Gasolina](http://einerd-static.petaxxoninformat.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2013/11/Como-Roubar-Gasolina.jpg)
![Como Roubar Gasolina 2](http://einerd-static.petaxxoninformat.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2013/11/Como-Roubar-Gasolina-2.jpg)
2. Pacto com o diabo
No episódio “Pica-Pau, Seu Melhor Duende” vemos claramente uma associação ao pacto com o diabo. O Pica-pau estava lamentando por estar cheio de contas e dizia bem alto: “-Como eu queria ser rico!”. Neste momento ele é “visitado” por um duende que tem a sua aparência, porém é menor e de cor verde. Este duende começa a rodopiar na sua frente fazendo sinais satânicos com as mãos e lhe oferece uma série de poderes, mas que na realidade, acaba o colocando em várias enrascadas. Mais a frente, quando o Pica-pau se cansa dele, o manda para o inferno.
Quando o duende chega ao inferno e encontra com o diabo, este lhe diz, sob gargalhadas: Finalmente você voltou para onde saiu! Desta forma podemos concluir que o duende era um demônio que acompanhava o Pica-pau, lhe proporcionando falsos poderes.
![Seu Melhor Duende](http://einerd-static.petaxxoninformat.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2013/11/Seu-Melhor-Duende.jpg)
![Seu Melhor Duende 2](http://einerd-static.petaxxoninformat.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2013/11/Seu-Melhor-Duende-2.jpg)
![Seu Melhor Duende 3](http://einerd-static.petaxxoninformat.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2013/11/Seu-Melhor-Duende-3.jpg)
E o diabo, para nossa surpresa, é o próprio pica-pau!
3. Não ajudar o próximo
No episódio “Os Trabalhadores da Floresta” todos os animais se preparam para o inverno estocando alimentos e o Pica-Pau, egoísta, não quer saber de ajudar e ainda rouba a comida dos outros. E a mensagem aparece clara “Pra que se preocupar com o dia de amanhã se ele acaba depois de amanhã”, ou seja, uma mensagem fazendo apologia a preguiça.
4. Levar sem pagar
Em “A Vassoura da Bruxa” já começamos a ver a bruxa dando um golpe no Pica-Pau no momento em que ela carimba sua mão simulando o dinheiro. Mas o contexto do desenho é mostrar o que devemos fazer para cobrar quem nos deve, agindo como gângsteres, usando a violência de várias maneiras e, ao mesmo tempo, como é possível obter algo sem pagar o que é devido. Porque simplesmente não conversar e chegar a um acordo?
![A Vassoura da Bruxa](http://einerd-static.petaxxoninformat.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2013/11/A-Vassoura-da-Bruxa.jpg)
5. Prática do Vodu
O Vodu é uma religião que já foi marginalizada pelos EUA, pois é voltada à magia negra e isso foi feito como forma de reprimir a religiosidade dos negros. Na cerimônia, os participantes entram em transe e incorporam os loas (existem os bons e maus) e, além disso, comem animais sacrificados. E esse episódio do Pica-Pau é uma apologia constante a pratica do Vodu em sua forma negativa como tortura e benefício próprio.
![o rei do voo doo](http://einerd-static.petaxxoninformat.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2013/11/o-rei-do-voo-doo.jpg)
Vou deixar claro que eu sou um eterno fã do Pica-Pau, e esse artigo visa somente apimentar esse assunto tão vasto que é o uso de mensagens subliminares na tv e cinema. E tenho uma segunda opinião com relação a isso. Acho que só enxerga maldade quem vê maldade. Nunca que uma criança vai entender o que esses momentos tentaram ou não tentaram passar. Agora, se o objetivo era realmente esse, eu não posso afirmar.
O que você acha sobre isso? Acha que havia algum tipo de maldade escondida nos desenhos do Pica-Pau? Conhece outros episódios que eu não coloquei nessa lista?
Por essas e por outras é que era bom pra caralho! kkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirTire essas nóias aí e o que sobra? Teletubbies... Tô fora...
Vc falou uma verdade, se tirar as malandragens não tem graça e é isso que o povo quer e gosta!
ExcluirDesnecessário esse post...
ResponderExcluirAprendi hj que para roubar gasolina vc põe a boca no tanque e chupa até encher as bochechas e que se vc a engole fica mais louco que o chaves em acapulco... vou processar os responsáveis por desenvolver esse desenho.
ResponderExcluirAcho uma maldade, julgar um desenho como o Pica-Pau como se fosse um desenho feito pra essa época ante bullying e cheia de frescuras que vivemos. Nasci nos anos 80 e vi pica pau, dentre outros desenhos com temáticas polêmicas. Mas creio que na época que foram criados não existia tanta censura, ou até existia mas creio que os desenhos foram criados para entreter tanto crianças quanto adultos entediados, por isso um pouco de piada da realidade que estavam acostumados . Agora creio que seja uma comparação chula dizer que o episódio do duende tenha alguma conspiração demoníaca levando em consideração que o Pica pau é irlandês, onde a cultura do duende é algo comum uma fantasia uma lenda. Outra coisa que também considero que remete muito a época e a utilização de arma de fogo. Em minha infância, era comum ver animações e desenhos, estourando a cabeça um do outro com armas de fogo. Algo que é completamente repudiado nos dias de hoje. E até por isso vários desenhos de minha infância foram tirados do ar. Mas creio que a violência esta nos olhos de quem vê. Não acho que desenhos como liga da justiça, Batman, Pica- pau dentre outros possa influenciar ninguém a ser mal ou resolver as coisas na porrada. A atitude de cada um depende do seu eu interior.
ResponderExcluirputz
ResponderExcluiroq que adianta esconder do filho essas "maldades" se um dia ele vai descobrir com o próprio mundo real.
Meu filho vai assitir todos esses desenhos e ainda South Park, para ele aprender que o mundo não é brincadeira
Vodu é pra jacu!
ResponderExcluirQue bósnia hein!
ResponderExcluirPica Pau é da época em que os desenhos eram feitos tendo em mente não só as crianças como também os adultos,e é divertido porque foge do politicamente correto sem deixar de ser um desenho infantil.a partir dos anos 80 os desenhos se tornaram tão "limpinhos" que a industria começou a cair em decadência,se recuperando apenas no início dos anos quando os desenhos voltaram a ter mais ação.
ResponderExcluirMeu Deus!!!!! Nunca tinha reparado nisso mas nunca gostei desse desenho quando eu era criança. Sempre o achei malvado, briguento e egoísta.
ResponderExcluircara, q besteira, pica pau nao foi feito para mostrar nada disso, é apenas um desenho onde o unico proposito era divertir, naquel aépocanao havia essa discussão sobre o q é ou nao inapropriado para as crianças, e os desenhos tinham a intenção de prender a atenção dos adultos tambem
ResponderExcluirEsse povo é doido mesmo... hehehehehe voodoo é prá jacu
ResponderExcluirRing ding, ring ding, ring ding doo! Sempre assisti os desenhos do Pica-pau e nunca me deixei influenciar maldosamente. Ele é um péssimo exemplo, isso é verdade, mas um desenho animado não forma caráter de ninguém. Se fosse assim eu seria um rachador!
ResponderExcluirO pió mai duro, é que esse "blogueiro" realmente acredita nisso.
ResponderExcluirSe você ler até o final você vai notar minha opinião sobre. Apenas fiz uma matéria levantando as mensagens subliminares ou nem tanto subliminares algo que mostra no desenho. Mas isso não quer dizer que eu acredito ou deixo de acreditar. Se notar no final ainda digo que assisto e gosto do desenho. Apenas levante uma visão diferente e valida em relação ao desenho.
Excluir