sábado, 28 de dezembro de 2013

13 personalidades de destaques na TV em 2013



Os treze nomes da televisão em geral que, a meu ver, acabaram sendo os grandes destaques nesse ano de 2013, seja apenas por burburinhos, por decisões estranhas e/ou erradas ou por suas atuações de fato.

Sempre bom lembrar que, apesar de eu ter tentado ser o mais imparcial possível, a lista ainda continua sendo pessoal e eu provavelmente vou esquecer alguma personalidade que você acha que deveria estar marcando presença no top. Mas é para isso que servem os comentários, então se sintam mais do que a vontade para sugerir outros nomes e/ou montar a sua própria lista!

13. Dan Harmon (criador de Community)
Para alguns fãs de Community só o fato de Dan Harmon voltar a produzir a comédia para tentar salvá-la já bastaria o topo de número um nessa lista. Para aqueles que não são, esse retorno não garante uma posição tão boa. Mas por ser aclamado por todos e pelos próprios atores da série ansiarem por sua volta, com eles tendo participação direta no seu retorno, Dan Harmon consegue garantir seu lugarzinho nesse top de destaques de 2013.

12. Shonda Rhimes (criadora de Grey’s Anatomy e Scandal)
Se fizermos uma rápida retrospectiva dos últimos anos, provavelmente, 2013 não foi o ano mais agitado de Shondanás. Ela ainda não matou Cristina Yang após a anunciação da saída de Sandra Oh e a sua série médica não anda nos seus melhores dias, dizem boatos. Por outro lado, Kerry Washington vem recebendo indicações por sua atuação como Olivia Pope e Scandal é a segunda série de maior audiência das quintas-feiras, perdendo apenas para The Big Bang Theory e ganhando até mesmo de Grey’s Anatomy. Se ainda considerarmos que Shonda teve mais dois pilotos de novas séries encomendados pela ABC, fica impossível não colocar a roteirista nessa lista. E continuando nesse ritmo a emissora terá que mudar o nome para ABC Shonda Family (RÁ!).

11. Steven Moffat (produtor de Doctor Who e criador de Sherlock)
Talvez o produtor de série que mais tenha fãs mundo afora, Steven Moffat é aquele tipo de cara que é só colocar o nome em alguma produção e já vem um burburinho rodear o seu novo projeto. Esse ano o grande feito de Moffat foi a exibição do episódio especial de comemoração dos 50 anos de Doctor Who, que até poderia ser considerado pouco para os leigos, porém bateu recordes de bilheteria, entrará para o Guinness e foi exibido em nada mais, nada menos que 94 (!) países. Como pequeno bônus, tivemos o retorno da nova temporada de Sherlock anunciado para o começo de 2014. E caso ainda precise de algo a mais, só lembrar que ele é o cara que adaptou Sherlock para a televisão. Ponto.

10. Julie Plec (ex-roteirista e produtora de The Vampire Diaries, criadora de The Originals e produtora de The Tomorrow People)
Sabem aquela bomba que foi a quarta temporada de The Vampire Diaries? Obra de Julie Plec. E a marola que está sendo essa quinta temporada? Também assinada por Julie Plec. Ainda poderia colocar The Originals e The Tomorrow People no meio, mas prefiro não arranjar briga não fazer isso, pois as duas séries já tem sua grande base de fãs que as adoram. Mas caso elas não deem certo – e olha, sem querer agourar, as chances são grandes – é só colocar a culpa nessa mulher! Mas por mais sem-noção que Julie Plec seja (ela é Stelena, que isso!), não é possível fechar os olhos para a sua contribuição, não só para a CW, como para a TV americana. Afinal ela tem o seu nome no maior hit de tempos da emissora, uma das séries mais populares da atualidade (#sorryhaterscult), e ainda tem participação direta (uma mais que a outra) nas duas melhores estreias do canal. Não é para muitos, temos que concordar.

09. Laura Prepon (Alex Vause de Orange Is The New Black)
Laura Prepon é o primeiro exemplo dessa lista de atrizes que surpreenderam a todos ao anunciarem suas saídas de suas séries sem grandes motivos. O caso de Laura, porém, talvez tenha o motivo mais estranho: religião. É bem compreensível que a atriz queira respeitar suas crenças, no entanto é bem estranho ela identificar a oposição da sua personagem lésbica com sua religião “apenas” após uma temporada inteira, ainda mais com Orange Is The New Black sendo uma das séries mais comentadas do ano. A não ser que isso tenha tido interferência de Tom Cruise, que paparazzos americanos afirmaram ser o affair da atriz. Isso explicaria muito.

08. Mateus Solano (Félix de Amor à Vida)
Primeiro ator brasileiro da lista, Mateus Solano é sucesso e eficiência garantidos em qualquer personagem que o ator resolve aceitar. Mas em Amor à Vida o ator está conseguindo garantir um lugar como um dos maiores vilões e até personalidades da história novelística brasileira. Mesmo sendo uma pessoa que não suporta esse tipo de produção e passa longe dos canais abertos brasileiros, até eu tive que reconhecer a genialidade da atuação de Mateus como Félix. Tanto é que literalmente sentei para assistir ao vivo (algo que eu não fazia desde o capítulo final de A Favorita) a tão comentada cena em que ele confessa ter jogado o bebê no lixo e que virou assunto em conversas por vários dias. Não só um dos maiores atores comentados em 2013, como uma das personalidades brasileiras que mais se destacaram.

07. Kristen Bell (Veronica Mars de Veronica Mars)
Apesar de estar no elenco da pequena House of Lies, Kristen Bell virou notícia de grande destaque da televisão internacional ao começar uma campanha para arrecadação de dinheiro para o filme de sua antiga série Veronica Mars ser produzido. O sucesso foi tanto que em apenas algumas horas foi conseguido o mínimo necessário e essa “vaquinha” acabou sendo a terceira que mais arrecadou no site em todo o ano. As gravações do filme andam a todo vapor e a estreia já está marcada para o meio de março, mas mais do que isso, Kristen pode ter começado uma nova era de relacionamento de séries com seus fãs, ao querer junto com eles um longa-metragem para o seu programa e os ter incentivado a colaborar para que isso fosse possível se realizar.

Obs: Espero que Zachary Levi siga o mesmo caminho e que logo tenhamos um filme de Chuck!

06. Cote de Pablo (Ziva David de NCIS)
Assim como Laura Prepon, Cote de Pablo protagonizou outra saída totalmente surpreendente ao anunciar seu desligamento de NCIS, a série de drama mais vista atualmente dos EUA. Sem muitas explicações, a chocante saída da atriz foi anunciada por um dos produtores da série e posteriormente ainda foi declarado que os executivos da CBS ofereceram todo o dinheiro do mundo para Cote continuar (e ela já era uma das atrizes mais bem pagas da TV) e mesmo assim ela manteve a sua decisão. Mesmo em entrevistas concedidas pela própria chilena, pouco foi descoberto do verdadeiro porquê dessa decisão da atriz, com boatos dizendo que ela estava apenas com saudades de casa. Mas qualquer que seja o motivo que a incentivou a sair de NCIS, é unânime que não é para qualquer um mesmo dar as costas para uma das séries de maior sucesso e para produtores te oferecendo qualquer que fosse o salário para continuar.

05. Cristin Milioti (Mother de How I Met Your Mother)
Depois de oito anos sendo enrolados atiçados, os fãs de How I Met Your Mother finalmente tiveram a sua curiosidade sanada e puderam dar um rosto para a mulher do guarda-chuva amarelo: Cristin Milioti. Com a popularidade da série e o apelo até por parte de quem não assistia HMYM, mas que também estava curioso para saber, a revelação que a atriz tinha sido escolhida para o papel da Mãe fez com que a atriz se tornasse um dos assuntos mais comentados do mês de maio. Mesmo durante o hiatus entre as duas temporadas a revelação de quem personificaria a personagem continuou sendo notícia, até pela ansiedade dos fãs em verem a atriz por mais tempo interpretando a misteriosa Mother. Já quando a série retornou para a sua última temporada em setembro, o burburinho rodeou Cristin novamente e a atriz voltou a ser um dos grandes destaques. Nada mais justo do que dar um quinto lugar para ela.

04. Tatiana Maslany (Sarah Manning, Beth Childs, Alison Hendrix, Cosima Niehaus, Helena, Katja Obinger e Rachel Duncan de Orphan Black)
A grande revelação do ano não poderia ficar de fora dos destaques de 2013! Assim como Orphan Black, Tatiana Maslany começou discretamente e rapidamente explodiu de sucesso, sendo uma das atrizes mais elogiadas e aclamadas no ano. De todos os treze destaques que eu listei, nenhum deles teve tanto destaque em seus desempenhos como Tatiana, atriz até então bem desconhecida. E nem preciso ficar citando as qualidades de atuação da canadense, que provou ser uma das pessoas mais talentosas e versáteis da televisão americana no geral, motivo pelo qual foi tão comentada internet afora. O que também a ajudou a ser notícia em todos os sites de notícias foi o seu enorme carisma – que até chega a me lembrar de Jennifer Lawrence –, suas entrevistas sempre interessantes e a felicidade de quando é indicada para qualquer premiação que seja.

03. Lea Michele (Rachel Berry de Glee)
Como eu não gostaria de estar dando um top 3 para Lea Michele por conta da trágica morte de Cory Monteith! Mas infelizmente, não há nada que possa mudar o que aconteceu e Lea foi um dos grandes destaques do ano justamente pelo falecimento de seu namorado. Quando a morte do ator foi noticiada, a maioria das perguntas continha Lea Michele no meio, com todos, fãs e não fãs da série, querendo saber como estaria a grande estrela de Glee. Sempre muito reservada, Lea passou grande parte do tempo em silêncio e quando finalmente se manifestou pelo Twitter, teve o tweet mais compartilhado do ano, com mais de 400 mil retuítadas. A atriz ainda colaborou no roteiro do episódio que mostraria o falecimento do personagem de Cory na série também, sendo muito elogiada pelo seu profissionalismo por todos seus colegas. Pelo lado bom, Lea finalmente lançará o seu primeiro álbum chamado Louder em 2014, tendo liberado o seu primeiro single “Cannonball” ainda neste ano, com direito a uma apresentação especial na final do X Factor.

02. Christina Aguilera (The Voice)
Afirmo sem dúvidas que Xtina foi a personalidade que mais me surpreendeu nesse ano de 2013. Além de ter voltado ao The Voice com realmente vontade de vencer o programa, Christina surpreendeu e muito com suas atitudes dentro do próprio reality. Primeiro ao demonstrar interesse em estar sentada em uma das cadeiras vermelhas e agir como uma grande coach para auxiliar os seus pupilos, que apesar de não terem sido vencedores, foram os que mais repercutiram pela internet. Segundo por ressurgir magérrima – tá muito magra! –, depois de ter sido massacrada pela mídia americana ao ter ganhado muitos alguns quilos nos últimos anos. Apesar de sempre afirmar que não ligava para isso, a cantora deve ter perdido a paciência e fez alguma dieta maluca (ela deveria vender a receita, ficaria ainda mais rica!) que a secou em meses, sambando na cara da sociedade toda, não só na dos haters. E se isso já era suficiente para garantir o posto de um dos grandes destaques de 2013, Xtina chocou o mundo da música ao se apresentar com a rival Lady Gaga na grande final da quinta temporada do The Voice, em uma performance sensacional que mostrou o poder vocal das duas cantoras e acabou com qualquer desavença que antes existia.

01. Fernanda Montenegro (Dona Picucha de Doce de Mãe)


Talvez surjam algumas reclamações e acusações de patriotismo, preciosismo ou algo assim, mas eu não poderia deixar de dar o grande destaque do ano para a grande Fernanda Montenegro. A mulher é um monstro da dramaturgia brasileira, ninguém tem dúvidas disso. Única brasileira a ser indicada ao Oscar como melhor atriz (e ter sido roubada…), é sempre bom lembrar, a carioca novamente conseguiu um feito único: a primeira brasileira a ganhar um Emmy como melhor atriz. E realmente pouco importa se foi na categoria internacional da premiação, deixada mais de lado, o feito de Fernanda é algo de se aplaudir em pé. A atriz de 84 (!) anos continua sendo o grande destaque brasileiro para o exterior e essa coroação serviu para lembrar que, mesmo discretamente, o nosso grande orgulho nacional está aí na ativa e sendo capaz de competir e superar qualquer outra atriz de qualquer lugar do mundo.

Menções honrosas: Sandra Oh com a sua saída de Grey’s Anatomy; Ellen Degeneres que irá apresentar o Oscar de 2014; e a turma de flopados, liderados por JJ Abrams e que conta com Matthew Perry e a CBS, que mostrou sua criatividade ao encomendar mais um spin off de NCIS, deu luz verde para How I Met Your Dad, fracassou com Hostages e nos deu a infelicidade de exibir Under The Bomba Dome.

Fonte: 1
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário